Pular para o conteúdo

Bolo de Chocolate de Liquidificador: Fica Fofinho e Molhadinho

Bolo de Chocolate de Liquidificador Molhadinho

Quem é que não gosta de um Bolo de Chocolate bem molhadinho e saboroso? e se eu te disser que é possível preparar essa delícia em minutos usando um liquidificador? Sim, é isso mesmo! Hoje eu vou compartilhar com vocês a receita de um Bolo de Chocolate de Liquidificador Molhadinho que vai conquistar o seu paladar. Além disso, você vai aprender a fazer uma calda de doce de leite e um recheio de alpino que vão deixar esse bolo ainda mais especial.

Continua após a publicidade..

Dicas de Como Fazer um Bolo de Chocolate de Liquidificador:

Antes de tudo, separe todos os ingredientes e utensílios que serão necessários. O leite deve estar levemente morno para que o bolo fique mais macio. Use uma forma untada e enfarinhada para que o bolo não grude. E não se esqueça de pré-aquecer o forno por cerca de 10 minutos antes de colocar a forma.

banner-air-fryers-mais-vendidos

Curiosidades:

Você sabia que o chocolate em pó 50% cacau é considerado mais saudável do que o chocolate em pó comum? Isso porque ele contém uma quantidade maior de cacau, que é rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, o chocolate amargo pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor.



Tabela Nutricional do Bolo de Chocolate de Liquidificador:

Embora esse bolo seja uma delícia, é importante lembrar que ele contém açúcar e gordura. Por isso, é importante consumi-lo com moderação. Confira abaixo a tabela nutricional aproximada do bolo de chocolate de liquidificador molhadinho (por fatia):

Continua após a publicidade..

  • Calorias: 300 kcal
  • Carboidratos: 40 g
  • Proteínas: 5 g
  • Gorduras totais: 15 g
  • Gorduras saturadas: 8 g
  • Fibra alimentar: 2 g
  • Sódio: 120 mg

Conclusão

Agora que você sabe como fazer um delicioso Bolo de Chocolate de Liquidificador Molhadinho, não tem mais desculpas para não surpreender a todos com essa receita incrível. E se quiser deixá-lo ainda mais especial, não se esqueça de preparar a calda de doce de leite e o recheio de alpino. Tenho certeza de que todos vão amar! Confira a receita completa abaixo.

Ingredientes para o Bolo de Chocolate de Liquidificador:

  • 3 ovos,
  • 2 xícaras de chá de açúcar cristal,
  • 4 colheres de sopa de manteiga/margarina derretida,
  • 1 xícara de chá de leite integral levemente morno,
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha,
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó 50% cacau,
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo tradicional sem fermento,
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de Preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, exceto a farinha de trigo e o fermento, e liquidifique até homogeneizar.
  2. Despeje a mistura em um bowl (tigela) e acrescente a farinha de trigo aos poucos sempre peneirando e misturando bem.
  3. Finalize com o fermento apenas incorporando levemente até homogeneizar.
  4. Despeje em uma forma quadrada untada e polvilhada farinha de trigo/chocolate, em seguida leve em forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 50 minutos ou até fazer o teste espetando um palito no centro do bolo, se o mesmo sair limpo e seco quer dizer que está pronto.

Ingredientes para a Calda de Doce de Leite:

  • 200 gramas de doce de leite a sua preferencia (estou utilizando lata de leite condensado cozida na panela de pressão),
  • 1 caixa de creme de leite (caixa com 200 gramas).

Modo de Preparo da Calda de Doce de Leite:

  1. Coloque os ingredientes em um bowl (tigela) e misture até homogeneizar.

Ingredientes para a Cobertura de Alpino:

  • 400 gramas de doce de leite da sua preferência,
  • 100 gramas de creme de leite,
  • 1/2 colher de sopa de essência de baunilha,
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó 50% cacau,
  • 200 gramas de chocolate nobre meio amargo derretido.

Modo de Preparo da Cobertura de Alpino:

  1. Coloque todos os ingredientes em uma batedeira ou tigela se não tiver batedeira, exceto o chocolate derretido e bata por aproximadamente 3 minutinhos até homogeneizar e ficar bem cremosinho.
  2. Adicione o chocolate derretido e bata por mais 2 minutinhos até homogeneizar.

Montagem do Bolo de Chocolate de Liquidificador:

  1. Com um garfo ou espeto de churrasco, faça diversos furos por toda a massa do bolo ainda na fôrma.
  2. Despeje a calda de doce de leite por cima e deixe penetrar a massa, em seguida despeje toda a cobertura de alpino e espalhe bem fazendo uma camada bem uniforme.
  3. Leve para geladeira por 3 horas e decore com granulados a gosto.

Mais detalhes do Bolo de Chocolate de Liquidificador, no vídeo:

Autor: Gabriel Freitas
Instagram

Continua após a publicidade..

Perguntas Frequentes sobre a Receita de Bolo de Chocolate de Liquidificador

  • Posso substituir o chocolate em pó por cacau em pó?

Sim, é possível substituir o chocolate em pó por cacau em pó, mas o resultado final pode ser um pouco diferente. O chocolate em pó já contém açúcar e outros ingredientes, enquanto o cacau em pó é mais puro. Então, se você quiser seguir a receita à risca, é melhor usar o chocolate em pó.
  • Qual a função do fermento na massa do bolo?

O fermento é responsável por fazer a massa do bolo crescer e ficar fofa. Ele age liberando dióxido de carbono, que forma bolhas de ar na massa e faz com que ela expanda durante o processo de cozimento. Sem o fermento, o bolo não cresceria e ficaria denso e pesado. Por isso, é importante seguir corretamente as medidas de fermento indicadas na receita.
  • Porque devo colocar essência de baunilha na massa?

A essência de baunilha é utilizada para dar sabor e aroma ao bolo. Ela é um ingrediente que ajuda a realçar o sabor do chocolate e de outros ingredientes da receita. Além disso, a baunilha tem um aroma delicioso que deixa o bolo ainda mais apetitoso. Por isso, é recomendado utilizar a essência de baunilha na massa do bolo de chocolate de liquidificador. No entanto, se você não tiver a essência em casa, pode preparar a receita sem ela, que o bolo ainda ficará gostoso.
  • Quando foi criado o bolo de chocolate?

Não se sabe ao certo a data exata em que o bolo de chocolate foi criado, mas há registros de que a receita surgiu no final do século XIX, nos Estados Unidos. Nessa época, o chocolate começou a ser produzido em larga escala e se popularizou entre as classes mais abastadas. Com o tempo, a receita do bolo de chocolate foi se popularizando e se espalhou por todo o mundo, ganhando diversas variações e adaptações. Hoje em dia, o bolo de chocolate é uma das sobremesas mais amadas e consumidas em todo o mundo.
  • Quem foi que inventou o chocolate?

O chocolate não foi inventado por uma única pessoa, mas sim descoberto e desenvolvido ao longo da história por diferentes civilizações. Os primeiros registros do uso do cacau pelos seres humanos datam de mais de 3.000 anos atrás, na América Central. Os povos pré-colombianos, como os Maias e os Astecas, consideravam o cacau uma bebida sagrada e utilizavam as sementes da planta para preparar uma bebida quente e amarga, que servia como estimulante e também como oferenda religiosa. Foi somente após a chegada dos colonizadores europeus na América, a partir do século XVI, que o cacau começou a ser difundido pelo mundo. Os europeus acrescentaram açúcar e leite à bebida de cacau, criando uma nova iguaria que logo se tornou popular entre a aristocracia. A partir daí, começaram a surgir as primeiras fábricas de chocolate e, com o tempo, a receita foi se aprimorando e se diversificando, dando origem a uma ampla variedade de produtos à base de chocolate.
  • Porque bolo se chama bolo?

A palavra “bolo” tem origem no latim “bulla”, que significa bola ou bolha. Acredita-se que a palavra “bolo” tenha surgido a partir da ideia de uma massa arredondada, como uma bola, que é assada no forno. Com o tempo, a palavra passou a designar qualquer tipo de massa doce, cozida ou assada, que é preparada com farinha, açúcar e outros ingredientes. O bolo é uma sobremesa muito popular em todo o mundo, e existem milhares de variações e adaptações dessa receita básica, que podem ser preparadas de diferentes maneiras e com uma grande variedade de ingredientes.

Veja Também:

Bolo de Chocolate com Cobertura de Chocolate

Bolo Alpino para Aniversário: Vai Surpreender Seus Convidados!

Como Fazer Bolo de Chocolate: Aprenda essa Receita em Minutos!

Bolo Pinguinos – Bolo de Chocolate com Creme

Bolo de Chocolate Fofinho Sem Farinha Sem Glúten e Molhadinho

Panetone Vulcão

Bolo de Chocolate com Brigadeiro Fácil de Fazer Sem Forno

5/5 - (1 vote)
Compartilhe! a "Tia" Agradece.
publicidade



Usamos cookies para oferecer a melhor experiência possível em nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Aceitar