Quiche Lorraine: Aprenda a Fazer essa Delícia Francesa

A Quiche Lorraine é um clássico da gastronomia francesa e ganha admiradores em todo o mundo, com sua combinação perfeita de bacon crocante, queijo derretido e uma massa delicada, essa receita original é uma opção versátil e deliciosa para diversas ocasiões. Hoje vamos explorar dicas valiosas, curiosidades interessantes e responder às perguntas mais frequentes sobre a autêntica Quiche Lorraine. Prepare-se para mergulhar nessa experiência gastronômica e surpreender seus convidados com um prato irresistível!

Leia mais

Dicas para uma Quiche Lorraine perfeita:

  • Utilize bacon de qualidade para garantir sabor e textura marcantes no recheio.
  • Gruyère é o queijo tradicionalmente utilizado, mas você pode experimentar com outros queijos de sabor intenso, como o Emmental.
  • Pré-asse a massa antes de adicionar o recheio para evitar que fique encharcada.
  • Sirva a Quiche Lorraine quente ou em temperatura ambiente, acompanhada de uma salada fresca para um contraste perfeito.
Leia mais

Curiosidades:

A Quiche Lorraine é originária da região da Alsácia-Lorena, na França, e recebeu esse nome em homenagem à região.Tradicionalmente, a Quiche Lorraine não leva cebola, alho ou outros temperos. O sabor é realçado pelo bacon e pelo queijo gruyère.A Quiche Lorraine é uma das mais conhecidas e populares quiches ao redor do mundo, sendo presença frequente em menus de restaurantes renomados.

Leia mais

FAQs - Perguntas e Respostas sobre a Quiche Lorraine Original:

  • Posso congelar a Quiche Lorraine?

Leia mais

Sim, você pode congelar a Quiche Lorraine após assá-la. Deixe esfriar completamente, embrulhe bem em plástico filme ou papel alumínio e leve ao freezer. Para consumir, basta descongelar e aquecer no forno.

Leia mais
  • Posso substituir o bacon por outra opção?

Leia mais

Certamente! Se preferir uma versão vegetariana, você pode substituir o bacon por cogumelos salteados, espinafre refogado ou outros vegetais de sua preferência. Apenas lembre-se de ajustar os temperos conforme o novo recheio escolhido.

Leia mais

Conclusão:

A Quiche Lorraine é uma verdadeira celebração de sabores, com seu recheio rico em bacon e queijo derretido, envolto por uma massa delicada. Com as dicas compartilhadas e o toque especial da Rita Lobo, você poderá desfrutar dessa iguaria francesa no conforto da sua casa. Não perca tempo e mergulhe nessa experiência culinária! Confira a receita completa abaixo e encante-se com a autêntica Quiche Lorraine!

Leia mais

Agora é a hora de conferir a receita completa da autêntica Quiche Lorraine. Veja todos os detalhes e prepare-se para saborear essa delícia!

Leia mais

Ingredientes:

Para a massa:

Leia mais
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga gelada em cubos
  • 5 colheres (sopa) de água gelada
  • 1 colher (chá) de sal
Leia mais

Para o recheio e montagem:

Leia mais
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
  • 4 ovos
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos
  • ¾ de xícara (chá) de queijo gruyère ralado grosso
  • Noz-moscada ralada na hora a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Farinha de trigo para polvilhar na bancada
Leia mais

Modo de Preparo:

Para a massa:

Leia mais
  1. Numa tigela, misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e amasse, beliscando com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
  2. Acrescente a água gelada de colher em colher, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola – evite trabalhar demais a massa, deixe pontinhos de manteiga ainda aparentes para ficar bem crocante depois de assada.
  3. Por fim, embrulhe a massa com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
Leia mais

Para o recheio e montagem:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média) e separe uma fôrma com fundo removível de 24 cm de diâmetro.
  2. Retire a massa da geladeira e disponha sobre a bancada enfarinhada.
  3. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da fôrma.
  4. Enrole a massa sobre o rolo e desenrole sobre a fôrma.
  5. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma.
  6. Com uma faca, corte o excesso de massa (você pode utilizar as aparas para assar biscoitos).
  7. Leve a fôrma para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece – a massa é muito amanteigada, isso evita que as laterais baixem na hora de assar.
  8. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar.
  9. Leve ao forno por cerca de 30 minutos para pré-assar – as bordas começam a dourar e o fundo perde o aspecto de cru. Enquanto isso, prepare o recheio.
  10. Numa tigela pequena quebre os ovos, um de cada vez, e transfira para uma tigela grande – se um estiver estragado você não perde a receita.
  11. Junte o creme de leite fresco e misture com um batedor de arame até ficar liso.
  12. Tempere com uma pitada de sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto – cuidado com o sal, alguns bacons e queijos são mais Salgados que outros.
  13. Coloque o bacon numa frigideira e leve ao fogo médio por 3 minutos, mexendo de vez em quando, até começar a dourar – assim ele ganha sabor e perde parte da gordura.
  14. Com uma colher transfira o bacon para um prato forrado com papel toalha e reserve.
  15. Retire a massa pré-assada do forno e diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média).
  16. Com cuidado, retire o papel manteiga com os grãos de feijão.
  17. Para rechear a quiche, coloque os ingredientes na seguinte ordem: distribua no fundo da massa o queijo ralado, os cubos de bacon e preencha com o creme de ovos.
  18. Volte a fôrma ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e ficar bem dourada. Sirva a seguir com salada de folhas.
Leia mais

Veja Mais Detalhes no Vídeo:

http://youtu.be/UaM8dFAt3fc

Leia mais

Receita de quiche lorraine originalAutora: Rita LoboTwitter

Leia mais

Veja Também:

Leia mais

Como Fazer Mini Quiche de Alho Poró

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Receitas da Tia