Sopa de Tomate Rita Lobo: Simples, Saudável e Fácil de Fazer

Sopa de Tomate Rita Lobo



A sopa de tomate é um prato que remonta à antiguidade e é consumido em todo o mundo. É fácil de fazer, saudável e pode ser servido em várias ocasiões.

O tomate é um ingrediente essencial na sopa. Além de ser rico em nutrientes como vitamina C, vitamina K e potássio, ele também é uma excelente fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e a doença cardíaca.

A sopa de tomate também pode ser preparada com outros ingredientes, como cebola, alho, aipo, cenoura e pimentão, que aliás, aumentam o sabor e a textura do prato.

Uma das variações mais populares é a sopa de tomate cremosa, que é preparada com creme de leite ou então leite, essa versão é mais suave e tem uma textura mais aveludada.

A sopa de tomate é uma ótima opção para uma refeição rápida, um lanche da tarde ou um jantar leve. Você pode servi-lo com croutons, queijo ralado, ervas frescas ou pão, para dar mais sabor e textura.


Utensílios-de-Cozinha-Mais-Vendidos

Além disso, a sopa de tomate é um prato que pode ser armazenado na geladeira por alguns dias ou então congelado para uso posterior. Isso a torna uma ótima opção para quem quer ter uma refeição saudável e deliciosa sempre à mão.

Em resumo, a sopa de tomate é um prato clássico que tem sido apreciado há séculos. É saudável, fácil de fazer e versátil, e pode ser adaptado para diferentes paladares e ocasiões. Se você ainda não experimentou, vale a pena adicionar a sopa de tomate ao seu repertório culinário!

Rita Lobo ensina como fazer Sopa de Tomate bem simples e fácil

Tomates, pimentões e cebola vão ao forno antes de serem batidos no liquidificador. Uma sopa encorpada e levemente picante.

Ingredientes

  • 5 tomates italianos maduros
  • ½ pimentão vermelho
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • azeite a gosto
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • folhas de manjericão a gosto para servir

Modo de Preparo

  1. Antes de tudo pré-aqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).
  2. Em seguida, lave, seque e corte os tomates ao meio.
  3. Sem tirar a raiz da cebola, corte em duas metades no sentido do comprimento e cada metade e em três gomos – é importante manter a raiz para que as camadas da cebola não soltem e ela se mantenha úmida depois de assada.
  4. Logo depois, descasque os gomos.
  5. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em tiras de 1 cm – então reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita.
  6. Logo após, descasque e corte os dentes de alho ao meio.
  7. Então unte com azeite uma assadeira grande.
  8. Disponha as metades de tomate com a casca para baixo e o lado da polpa para cima – assim solta menos água.
  9. Em seguida, distribua o restante dos legumes na assadeira, regue com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto.
  10. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou então até que os legumes estejam macios e levemente tostados.
  11. Transfira os legumes assados para o liquidificador, tempere com a pimenta calabresa e logo depois regue com a água fervente.
  12. Por fim, tampe e bata até a sopa ficar lisa e cremosa.

Atenção

  1. Segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor da água fervente empurre e abra a tampa.
  2. Prove e ajuste o sal.
  3. Sirva a seguir com folhas de manjericão a gosto.

Veja mais detalhes da Sopa de Tomate Rita Lobo, no vídeo…

Autora: Rita Lobo
Instagram


Veja Também:
Creme de Brócolis: Escolha Certa para uma Vida Saudável

5/5 - (3 votes)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)
publicidade


Usamos cookies para oferecer a melhor experiência possível em nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Aceitar