Pão de Queijo

Desvendamos a melhor versão do Pão de Queijo caseiro! Fácil, gostoso, com casca crocante e miolo macio. Veja como fazer essa tradicional receita mineira que dá pra congelar e transformar qualquer lanche num momento delicioso.


Ingredientes para o Pão de Queijo

  • 250g queijo meia cura ou então 2 xícaras
  • 85g queijo parmesão ou então 1/2 xícara
  • 50g óleo ou então 4 colheres de sopa
  • 200g leite ou então 1 copo americano
  • 250g polvilho azedo ou então 2 xícaras
  • 85g polvilho doce ou então 1/2 xícara
  • ainda mais, 6g sal (ou duas pitadas generosas)
  • por fim, 1 ovo inteiro

Modo de Preparo do Pão de Queijo, no Vídeo…

Autor: Mohamad Hindi
Instagram


pão de queijo

O pão de queijo é uma iguaria oriunda da América do Sul, muito apreciada no Brasil. É uma variação da chipa, receita criada pelas missões jesuíticas, com influências indígena e europeia, que é típica de países como Paraguai e Argentina. Teria entrado no Brasil por volta da década de 1860.

Os primeiros registros do pão brasileiro são da década de 1950. Nos anos 1960, a receita foi disseminada pela cozinheira e empresária mineira Arthêmia Chaves Carneiro, que vendia a iguaria em diversos restaurantes do estado de São Paulo.

Ingredientes principais

Apesar de ser denominado como “pão”, consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, óleo vegetal e queijo, de consistência macia e elástica, existindo pequenas variações.

Há várias receitas diferentes, onde os ingredientes e o tipo do queijo variam muito – bem como o resultado final. Algumas usam polvilho doce, outras o azedo, ou mesmo ambos. Mas o que dá a sua principal característica é o fato de ser feito à base de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo.

A gordura – banha de porco, óleo vegetal, manteiga ou margarina – funciona como um lubrificante molecular, contribuindo para a textura elástica da massa.

O ovo contribui com a cor e seu sabor.

O tipo de queijo varia de acordo com a preferência ou disponibilidade, dando prioridade aos de sabor mais forte, como os curados. Os mais utilizados são o canastra, a mussarela, o parmesão e o minas frescal. O queijo dá o sabor típico do pão de queijo, daí seu nome.

Existe também o escaldado, técnica de preparo que exige utilizar água fervente, às vezes misturada com óleo vegetal no polvilho. O escaldado tem um sabor mais próximo do natural, já que no processo de escaldamento a massa fica pré cozida.

Algumas receitas usam batata.

Fonte: Wikipédia


Veja Também:

Pão de Queijo Rita Lobo – Caseiro CROCANTE e MACIO por Dentro
Como Fazer Pão de Queijo Aromatizado Caseiro | Rodrigo Hilbert
Pão de Queijo de Lancheira – Feito em 5 Minutos
Pão de Queijo – Fácil Delicioso e Prático – Saiba Como Fazer

5/5 - (2 votes)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)