Creme de Pitaia
Creme de Pitaia com Maracujá | Bela Gil | Bela Cozinha
Delicioso e muito bonito, o creme de pitaia com maracujá é assim uma opção de lanche bem simples.
A pitaia não é uma fruta muito saborosa e, por isso, é importante usar uma outra fruta para fazer o creme, como maracujá, manga ou banana.
Bela Gil ensina como fazer essa refeição saborosa, e além disso, dá dicas de como adoçar o creme de forma mais saudável.
Ingredientes:
- a princípio, 1 pitaia
- 1/3 de xícara de castanha-de-caju hidratada
- 1/2 xícara de suco de maracujá
- 1/3 de xícara de água
- rapadura ou mel ou melaço (para adoçar)
Modo de Preparo:
- Antes de tudo, descasque a pitaia, tirando a parte grossa de fora
- Em seguida, corte em 4 e retire a polpa branca e reserve
- Logo depois, no liquidificador, bata as castanhas, o suco de maracujá, a água e a parte rosa da pitaia
- Por fim, sirva.
Autora: Bela Gil
Instagram
A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo “pitaia” significa “fruta escamosa”.
Existem três espécies, todas muito comercializadas pelos seus frutos, que lhes dão os nomes: a pitaia-branca (rosa por fora e branca por dentro), a pitaia-amarela (amarela por fora e branca por dentro) e a pitaia-vermelha (avermelhada por dentro e por fora).
A planta da pitaia só floresce à noite (com grandes flores brancas), pelo que as suas flores abarcam o rol das várias plantas chamadas de flor-da-noite.
Nomes comuns
O fruto da Hylocereus undatus dá, ainda, pelos nomes comuns de fruta-dragão e fruta-gelatina. As flores da mesma planta, dão ainda pelos nomes de rainha-de-honolulu e rainha-da-noite.
Fonte: Wikipédia
Veja Também:
Sorvete de Maracujá Caseiro – Super Cremoso e Rende Muito