Pudim de Pão Sem Leite Condensado Sem Ovos

Pudim de Pão


Hoje trago uma receita de Pudim de Pão econômica.

E muito fácil de fazer, além disso é feito com apenas 3, isso mesmo, 3 ingredientes !!!

Ingredientes:

Massa do pudim

  • -Pães amanhecidos ( usei 5 francês)
  • -3 xícaras de leite ( 240 ml cada )
  • -2 xícaras de açúcar ( 240 ml cada )

Calda

  • -1 xícara de açucar ( 240 ml )
  • -1/2 xícara de água ( 120 ml )

Medidas da forma:

22 cm de circunferência
09 cm de profundidade

Modo de Preparo no Vídeo…

Autora: Receitas da Cris
Instagram


Pudim de pão (em inglês: bread pudding e em francês: pudding au pain) é uma receita preparada com pão amanhecido embebido em uma mistura de leite e/ou creme de leite, açúcar, ovos, manteiga, uvas passas ou pedaços de maçãs (opcional), baunilha e sal. Aliás, há variações que incluem açúcar mascavo, canela, raspas de limão, raspas de laranja, vinho fortificado, etc.

A receita de autoria desconhecida, provavelmente nasceu na Antiguidade para aproveitar pão amanhecido ou então envelhecido. Entretanto, no Brasil, a primeira receita de pudim de pão foi publicada no livro O Cozinheiro Imperial, em 1839. Esta receita era preparada com miolo de pão, leite, ovos, açúcar, manteiga clarificada ou então tutano de boi, casca de limão ou laranja, passas, vinho da Madeira e sal.

Ingredientes do pudim de pão

Esta sobremesa pertence à categoria de custard – preparação assada elaborada com um líquido, usualmente leite e/ou então creme de leite, espessada com ovos.

Receitas de custard, assim como o pudim de pão, são servidos no próprio recipiente e possuem o pão como suporte, por isso a proporção de ovos para leite será de 1 ovo inteiro ou 1 gema para 250 ml de leite.

Pão para pudim

Diversos tipos de pães podem ser usados na receita de pudim, assim como pão francês, baguete, brioche, challah e até o panetone. Caso utilize algum pão preparado com farinha integral, é necessário aumentar a quantidade de líquido (leite), pois a farinha integral absorve mais líquido.

Certamente não recomendamos a utilização de pães de forma industrializados que geralmente tem adição de conservantes, o que previne o ressecamento e o envelhecimento. Neste caso, é necessário secar o pão no forno em baixa temperatura, semelhantemente ao processo de produção da farinha panko. Coloca-se as fatias de pão no forno preaquecido em 100°C, por 10 minutos ou então até que sequem (sem escurecer).

Pão amanhecido

O pão amanhecido é robusto e possui uma estrutura esponjosa capaz de reter preparações úmidas que causariam a desintegração do pão fresco.

A farinha de trigo é composta de amido e proteína ou glúten e é responsável pela estrutura do pão. O glúten forma uma teia que prende e estabiliza as bolhas de ar, geradas no processo de fermentação. Enquanto, os grãos de amido absorvem a água, incham e formam um gel viscoso, processo esse chamado de gelatinização.

Após o cozimento, o amido resfria e inicia-se um processo de endurecimento com a migração da água para fora dos grânulos. Este processo, chamado retrogradação, é perceptível no dia seguinte ao cozimento e torna o pão seco, duro e quebradiço.

Fonte: Cozinha Técnica


Veja Também:
Pudim de Pão da Rita Lobo – Simples e Fácil de Fazer

5/5 - (2 votes)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)