Pular para o conteúdo
Início » Glossário » O que é: Abará

O que é: Abará

  • por

banner-air-fryers-mais-vendidos

O que é Abará?

O abará é um prato típico da culinária baiana, mais especificamente da região de Salvador. É uma iguaria feita à base de massa de feijão-fradinho, temperada com cebola, sal e azeite de dendê, e envolta em folhas de bananeira, que conferem um sabor especial ao alimento. O abará é cozido no vapor, o que garante sua consistência macia e suculenta.



A origem do abará

A origem do abará remonta aos tempos da escravidão no Brasil, quando os africanos trazidos para o país adaptaram suas receitas tradicionais aos ingredientes disponíveis na nova terra. O abará é uma variação do acarajé, outro prato típico da Bahia, que é feito com massa de feijão-fradinho frita em azeite de dendê. A diferença entre os dois está na forma de preparo e no uso das folhas de bananeira.

Continua após a publicidade..

Os ingredientes do abará

Para preparar o abará, são necessários os seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..

– 500g de feijão-fradinho

– 1 cebola média

– Sal a gosto

– Azeite de dendê

– Folhas de bananeira

O preparo do abará

O preparo do abará é um processo que requer paciência e habilidade. Primeiramente, o feijão-fradinho deve ser deixado de molho por algumas horas, para que fique mais fácil de ser descascado. Após o tempo de molho, o feijão deve ser escorrido e descascado, retirando a casca que envolve cada grão.

A massa do abará

Após descascar o feijão-fradinho, ele deve ser moído no liquidificador ou processador de alimentos, até que se obtenha uma massa homogênea. Nesse momento, a cebola e o sal devem ser adicionados à massa, para temperá-la. É importante que a cebola seja picada em pedaços bem pequenos, para que se misture bem à massa.

O uso das folhas de bananeira

As folhas de bananeira são essenciais para o preparo do abará, pois conferem um sabor característico ao prato. Além disso, elas também são responsáveis por manter a umidade e a maciez do alimento durante o cozimento no vapor. As folhas devem ser lavadas e cortadas em pedaços retangulares, que serão utilizados para envolver a massa do abará.

O cozimento do abará

Após a massa do abará ser temperada e as folhas de bananeira estarem prontas, é hora de montar o prato. Para isso, uma porção da massa é colocada sobre um pedaço de folha de bananeira, que é dobrada e amarrada com um fio de barbante. Esse processo é repetido até que toda a massa seja utilizada.

O abará no vapor

Com os abarás montados, é hora de levá-los para cozinhar no vapor. Para isso, uma panela grande com água é colocada no fogo, e uma peneira ou escorredor de macarrão é posicionado sobre a panela, de forma que os abarás fiquem suspensos sobre a água fervente. A panela deve ser tampada, e os abarás devem cozinhar por aproximadamente 1 hora.

O acompanhamento do abará

O abará é tradicionalmente servido com vatapá, caruru, camarão seco e pimenta. Esses acompanhamentos complementam o sabor do prato e o tornam ainda mais saboroso. O vatapá é um creme feito à base de pão, camarão seco, amendoim, castanha de caju, leite de coco e azeite de dendê. Já o caruru é um refogado de quiabo com camarão seco, azeite de dendê e temperos.

Considerações finais

O abará é uma iguaria típica da culinária baiana, que carrega consigo a história e a cultura do povo afrodescendente. Seu preparo requer tempo e dedicação, mas o resultado final é um prato saboroso e cheio de sabores marcantes. Experimentar o abará é mergulhar na riqueza gastronômica da Bahia e se deliciar com uma das maravilhas da culinária brasileira.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)
publicidade


Usamos cookies para oferecer a melhor experiência possível em nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Aceitar
Privacy Policy