Receitas de Bolo de Chocolate: 4 Inspirações para Você Fazer

Receitas de Bolo de Chocolate

Quem não ama bolo de chocolate?

É difícil encontrar quem não goste dessa delícia! Afinal, não dá para resistir ao sabor de um belo pedaço de bolo com recheio de chocolate. A boa notícia é que existem diversas versões dessa receita para variar no seu dia a dia e é possível sempre inovar nas suas sobremesas, cafés da manhã e tarde.   

O bolo tem uma história que ultrapassa 3 séculos. Ele surgiu no Egito antigo e foi aperfeiçoado pelos romanos, os quais dominavam a técnica de fermentação. Nesse período, os romanos também inseriram os bolos nos eventos comemorativos, como casamentos.

Durante esse período, as famílias ricas preparavam massas com ingredientes especiais. Sendo assim, a receita passou por diversas variações e hoje temos versões de bolo de milho, bolo de arroz, bolo de laranja, bolo de fubá, bolo de banana, bolo de limão e, claro, o bolo de chocolate, entre outras inúmeras variações.

Neste conteúdo, você verá algumas ideias de receitas de bolo de chocolate para se inspirar. Acompanhe!

Veja 4 inspirações de bolo de chocolate para você fazer

Os bolos são os elementos principais de festas e eventos comemorativos, como aniversários, casamentos, chás de bebê, etc. Além disso, no dia a dia, quem não gosta de tomar um café da tarde com um delicioso bolo? A versão de chocolate é a mais querida entre os sabores, por isso, muitas vezes é preciso inovar para não enjoar do mesmo sabor. 

Muitas vezes, os bolos de chocolate são mesclados com outros tipos de massa, levam aromatizantes e/ou são recheados com outros sabores, como morango, limão, avelã, chantilly, doce de leite, entre outros. Portanto, são inúmeras as possibilidades para incrementar o seu bolo. Pensando nisso, separamos algumas ideias para você se inspirar.

1. Floresta negra

O bolo de floresta negra surgiu em meados de 1915, na cidade de Bonn, na Alemanha. Consiste em uma receita de bolo de chocolate que leva chantilly e cereja no recheio e cobertura. O chocolate simboliza a escuridão natural da floresta e as lascas na cobertura, as cascas das árvores. Essa foi uma homenagem à Floresta Negra, uma cadeia de montanhas localizada no sudoeste da Alemanha e foi uma herança deixada pelo patissier (confeiteiro chefe) Josef Keller que conquistou o mundo.


2. Petit gâteau

O petit gâteau surgiu de um acidente ao esquentar demais o forno.

Um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o fogão, o que resultou em um bolo de chocolate com uma casca bastante crocante e um recheio mais cremoso e o imprevisto acabou agradando os clientes.

Apesar do nome francês, foram os americanos que criaram a receita nos anos 90.





3. Bolo de Chocolate – Calda de Ganache – Rita Lobo

Rita Lobo ensina como fazer um Bolo de Chocolate com Calda de Ganache.
Simples e fácil de preparar, o doce fica bem cremoso e vai bem em diversas ocasiões, inclusive na ceia de natal.

Separe os ingredientes e faça um bolinho para deixar todo mundo com água na boca!


4. Bolo de caneca de chocolate

Para preparar as receitas, os ingredientes eram medidos em xícaras, e não pelo peso, como na forma tradicional.

Isso facilitou bastante a vida das donas de casas do século XIX, fazendo com que elas levassem os bolos ao forno na própria caneca, xícara ou lata, o que diminuía o tempo de preparo e risco de queimar. Além disso, o bolo já vinha em uma porção individual.

A receita ficou popular no mundo e, atualmente, foi adaptada para o micro-ondas, deixando o preparo ainda mais rápido.

 


Gostou destas dicas? Aproveite e se inspire também com a receita de Bolo de Chocolate com Morango!

Siga-nos no Instagram

5/5 - (3 votes)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)
Sair da versão mobile