Pé de Moleque Tradicional

Pé de Moleque Tradicional


Rodrigo Hilbert prepara um Pé de Moleque Tradicional com amendoim torrado e leite condensado, aliás é uma verdadeira delícia.

Veja como fazer esse clássico doce de amendoim que além disso é sucesso nas festas juninas!

Ingredientes

  • 400 g de amendoim torrado e sem casca
  • 4 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo do Pé de Moleque Tradicional

  1. Antes de tudo, em uma panela, adicione o açúcar e o amendoim sem casca e leve ao fogo baixo até o açúcar derreter por completo e formar um caramelo.
  2. Em seguida, se o seu amendoim tiver casca, leve antes ao fogo em uma frigideira com o amendoim para torrar até soltar a casca.
  3. Logo depois, desligue o fogo e adicione o leite condensado e a manteiga.
  4. Então mexa rapidamente para dissolver o leite condensado e a manteiga por completo, até ficar tudo homogêneo.
  5. Enquanto isso, distribua pequenas colheradas do doce sobre o mármore já untado com manteiga. Mas faça isso antes que ele esfrie.
  6. Por fim, enfeite como quiser e está pronto.

Autor: Rodrigo Hilbert
Instagram


O pé de moleque é um doce típico da culinária brasileira, além disso é feito a partir da mistura de amendoim torrado com rapadura.

Contuso, o pé de moleque surgiu em meados do século XVI, com a chegada da cana-de-açúcar ao Brasil. A cidade de Piranguinho, no sul do estado de Minas Gerais, é conhecida pela produção artesanal da guloseima, e tem se destacado no cenário nacional através da festa do maior pé de moleque do mundo, que faz parte do calendário cultural de festividades do município.

Na Índia, principalmente nos estados de Gujarate e Maharashtra, é chamado de chikki. Em Portugal, o pé de moleque é conhecido como nougat. No México, se chama palanqueta.

Há uma derivação do doce na versão de um bolo, comum a festas juninas de locais do Nordeste do Brasil. O bolo de pé de moleque também é chamado de “bolo preto”, no qual a castanha de caju pode substituir o amendoim, mantém-se a rapadura e adiciona-se massa de mandioca fermentada (pubada, massa puba) e outros ingredientes.

Fonte: Wikipédia


Veja Também:
Pé de Moça de Colher

5/5 - (2 votes)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)