Mandiocaonese – Maionese de Mandioca

Mandiocaonese


Ingredientes para a Mandiocaonese

  • Mandioca
  • 1 lata de milho verde
  • Cheiro verde á gosto
  • Uma pitada de orégano
  • Uma pitada de pimenta do reino
  • 2 tomates picado
  • Meia cebola picada
  • Maionese
  • Meio limão

Modo de Preparo no Vídeo…

Autora: Bete com Carinho
Instagram


Veja Também:
Arepas de mandioca Rita Lobo


Sobre a Mandioca:

Mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava ou então mandioca-amarga, são termos brasileiros para designar a espécie Manihot esculenta (sinônimo M. utilissima).

Descrita por Crantz, contudo é uma espécie de planta tuberosa da família das Euphorbiaceae. O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, embora, cortado em pedaços, é usado no plantio.

Entretanto, trata-se de um arbusto que teria tido sua origem mais remota no oeste do Brasil (sudoeste da Amazônia) e que, antes da chegada dos europeus à América, já estaria disseminado, como cultivo alimentar, até a Mesoamérica(Guatemala, México).

É a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, mas depois de arroz e milho, e um dos principais alimentos básicos no mundo em desenvolvimento, existindo na dieta básica de mais de meio bilhão de pessoas.

Espalhada para diversas partes do mundo, mas tem hoje a Nigéria como seu maior produtor.

A cultura da mandioca apresenta ampla variabilidade genética, representada pelo grande número de cultivares disponíveis no Brasil, aliás, seu local de origem. Até 2006 já haviam sido catalogadas apenas no Brasil mais de 4 mil delas, certamente mantidas em coleções e bancos de germoplasma de várias instituições de pesquisa.

Sobretudo a maioria dessas cultivares é fruto do trabalho de seleção e conservação dos agricultores em suas lavouras, durante anos seguidos, as chamadas variedades crioulas.

Decerto, o ciclo cultural da mandioca é o período que vai do plantio à colheita. As cultivares de mandioca têm ciclos que contudo variam de 6 a 36 meses, e com base neles são classificadas em:

Precoces (ciclo de 10 a 14 meses).
Semiprecoces (ciclo de 14 a 16 meses).
Tardias (ciclo maior que 18 meses).

Fonte: Wikipédia

5/5 - (1 vote)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)