Empadinha de Leite Condensado

Empadinha de Leite Condensado


Essa Empadinha de Leite Condensado é super fácil e surpreendentemente Deliciosa !

Ingredientes

  • a princípio, 1 gema
  • ainda mais, 150 g de manteiga derretida
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • além disso, 2 xícaras de farinha de trigo
  • por fim, 1 lata de leite condensado

Modo de Preparo da Empadinha de Leite Condensado no vídeo…

Autora: Cátia Fonseca
Instagram


Empada

empada

A empada ou então empadinha é uma espécie de salgado popular em Portugal e no Brasil. Normalmente consiste numa caixa de massa de farinha de trigo com um recheio, muitas vezes uma tampa da mesma massa, isto é, se assam no forno.

Provavelmente tem origem nos pastelões portugueses, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos, com forte influência medieval.

No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como “empadas de caixa”. Uma outra razão do sucesso das empadas e empadões era de que serviam como refeições para os seguidores da Igreja Católica nos dias de abstinência de consumo de carne de vaca ou suína.

Em Portugal, as empadas de frango são hoje as mais populares, sendo possível encontrá-las na maior parte dos cafés e pastelarias, assim como adquiri-las em supermercados.

O salgado é feito de massa podre (massa preparada de farinha com gordura para assar), com recheios variados: carne, carne-seca, frango, requeijão (catupiry), camarão, palmito, entre outros.

A etimologia da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão. O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne (normalmente), com fechamento (tampa) da própria massa. Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, chamada “chicken pie”, e na Inglaterra encontra-se uma empada de frango e cogumelos; é a famosa Melton Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.

Fonte: Wikipédia


Aliás, Veja Também:

Empadão de Camarão Rodrigo Hilbert e Cris Vianna Fazem Massa DELICIOSA
Empadão SEM Glúten – Viver Sem Trigo | Receitas da Tia
Ainda mais, Empadão de Camarão Rodrigo Hilbert e Cris Vianna Fazem Massa DELICIOSA
EmpadOvo – Empadão de Ovo de Páscoa
Empadão de Frango da Rosário da Novela | Panela de Barros
Por fim, veja o Curso Salgadinhos Artesanais

5/5 - (1 vote)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)