Pular para o conteúdo
Início » Carnes » Bife à milanesa Rita Lobo

Bife à Milanesa: Receita Clássica e Irresistível + 10 dicas

Prepare-se para se deliciar com uma receita clássica e irresistível: o Bife à Milanesa, ensinado pela renomada chef Rita Lobo. Esta receita, além de ser fácil e simples de preparar, resulta em bifes incrivelmente sequinhos e crocantes que certamente deixarão qualquer um com água na boca.

Com ingredientes básicos e um passo a passo prático, você estará prestes a saborear uma refeição que combina texturas irresistíveis e um sabor inigualável. Não perca tempo, separe os ingredientes e embarque nesta jornada culinária para criar um bifinho à milanesa que encantará todos os paladares. Vamos aos detalhes dessa experiência gastronômica única!



Ingredientes:

  • 2 bifes grandes de coxão mole
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá)  de farinha de rosca caseira
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) de água (ou leite)
  • 1 pitada de pimenta calabresa seca (opcional)
  • Folhas de alecrim picadas a gosto (opcional)
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 2 xícaras (chá) de óleo para fritar
  • Mostarda de Dijon a gosto para servir

Modo de Preparo:

  1. Corte cada bife ao meio, no sentido da largura para formar 4 bifes menores – assim fica mais fácil para empanar e fritar.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo.
  3. Junte a água e tempere com o alecrim, sal e pimenta calabresa seca.
  4. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas.
  5. Num prato raso, coloque a farinha de rosca, em outro a farinha de trigo e tempere com uma pitada de sal.
  6. Forre uma travessa com papel toalha.
  7. Empane os bifes: tempere cada bife com sal e pimenta a gosto; passe o bife pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso; mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer bem o excesso; passe pela farinha de rosca e pressione bem com a mão para cobrir toda a superfície.
  8. Se quiser fazer um segundo empanamento, passe novamente pelo ovo e farinha de rosca – dessa maneira a casquinha fica bem grudada e crocante.
  9. Numa frigideira de borda alta coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer.
  10. Para saber a temperatura certa para fritar: mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender é sinal de que está no ponto.
  11. Com cuidado, mergulhe 2 bifes para fritar de cada vez (se sua frigideira for pequena frite 1 por vez).
  12. Deixe fritar por 1 minuto até dourar, com uma escumadeira (ou pinça) vire os bifes para dourar o outro lado por igual.
  13. Transfira para a travessa forrada com papel toalha e repita com o restante.
  14. Sirva a seguir com uma colherada de mostarda dijon.

Mais detalhes no vídeo:

Autora: Rita Lobo
Instagram

10 Dicas para Preparar Melhor seu Bife à Milanesa

  1. Escolha da Carne: Opte por bifes de coxão mole, uma carne macia e suculenta, garantindo uma textura perfeita no resultado final.
  2. Corte Uniforme: Ao dividir os bifes ao meio, no sentido da largura, você garante pedaços menores, facilitando o processo de empanar e fritar.
  3. Tempero na Medida Certa: Ao temperar os ovos com alecrim, sal e pimenta calabresa seca, você adiciona um toque de sabor especial ao empanado.
  4. Mistura Homogênea: Ao bater os ovos, certifique-se de misturar bem as claras com as gemas, proporcionando uma cobertura uniforme aos bifes.
  5. Empanamento Duplo: Se deseja uma casquinha ainda mais crocante, faça um segundo empanamento, passando novamente pelo ovo e pela farinha de rosca.
  6. Pressione Bem: Ao passar os bifes pela farinha de rosca, pressione-os com as mãos para garantir que a superfície fique completamente coberta, resultando em uma textura mais consistente.
  7. Aquecimento do Óleo: Certifique-se de aquecer o óleo na frigideira até atingir a temperatura ideal. Um truque é usar um palito de fósforo: quando acender, o óleo está pronto para fritar.
  8. Fritura em Lotes: Evite lotar a frigideira; frite os bifes em pequenos grupos para garantir que todos fiquem dourados de maneira uniforme.
  9. Escorra o Excesso de Óleo: Ao retirar os bifes da frigideira, coloque-os sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo, mantendo a crocância e evitando que fiquem muito gordurosos.
  10. Toque Final com Mostarda Dijon: Sirva os bifes à milanesa com uma generosa colherada de mostarda Dijon para agregar um sabor único e complementar a crocância do prato.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para preparar um Bife à Milanesa perfeito, conquistando elogios à mesa. Bom apetite!

Continua após a publicidade..

 


Veja Também:

Continua após a publicidade..

Como Fazer Bife a Parmegiana

5/5 - (1 vote)
Compartilhe! A "Tia" Agradece. :)
Muitas pessoas estão vendo essas Receitas:

Muitas pessoas estão vendo essas Receitas:

Coxão Mole

Coxão Mole Assado no Forno: Suculência e Sabor em uma Só Receita!

Fraldinha

Fraldinha no Forno: Uma Carne Suculenta e Irresistível!

Carne Seca

Carne Seca Acebolada e Desfiada na Panela de Pressão

publicidade


Usamos cookies para oferecer a melhor experiência possível em nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Aceitar
Privacy Policy