Pular para o conteúdo
Início » Acompanhamentos » Polenta com Cogumelos a Provençal

Polenta com Cogumelos a Provençal

Polenta com Cogumelos a Provençal

Às vezes, é na simplicidade que encontramos os sabores mais reconfortantes. E a receita de Polenta com Cogumelos a Provençal da Rita Lobo é um verdadeiro exemplo disso. Com apenas alguns ingredientes e um toque de técnica, é possível preparar um prato delicioso que encanta tanto pela textura cremosa da polenta quanto pelo aroma irresistível dos cogumelos refogados.

Continua após a publicidade..

Nesta receita, a polenta macia e saborosa é o palco perfeito para os cogumelos shiitake e paris, que são cuidadosamente refogados com alho, cebola, vinho tinto e ervas frescas, criando uma combinação de sabores que nos transporta diretamente para a ensolarada região da Provença, na França.

banner-air-fryers-mais-vendidos

O segredo para a rapidez desta receita está na panela de pressão, que permite que a polenta seja preparada em poucos minutos, mantendo toda a sua cremosidade e sabor. Então, se você está buscando uma opção prática, mas cheia de sabor, para uma refeição reconfortante, esta Polenta com Cogumelos a Provençal é a escolha perfeita. Vamos aprender como preparar essa delícia?



Dicas para fazer a Polenta com Cogumelos a Provençal

  1. Varie os Cogumelos: Experimente usar uma variedade de cogumelos para adicionar complexidade ao prato. Além dos shiitakes e cogumelos-de-paris, você pode incluir shimeji, portobello ou qualquer outro cogumelo de sua preferência.
  2. Ajuste o Tempero: O segredo de um bom refogado de cogumelos está no equilíbrio dos temperos. Sinta-se à vontade para ajustar a quantidade de alho, cebola, vinho tinto e ervas de acordo com o seu paladar.
  3. Consistência da Polenta: Se preferir uma polenta mais firme, basta reduzir um pouco a quantidade de água. Já se você gosta dela mais cremosa, pode adicionar um pouco mais de água ou creme de leite fresco durante o cozimento.
  4. Finalização Criativa: Para uma apresentação mais sofisticada, você pode finalizar o prato com um fio de azeite de boa qualidade, folhas de manjericão fresco ou até mesmo queijo parmesão extra por cima.
  5. Acompanhamentos Extras: Esta polenta com cogumelos é uma base versátil para outros acompanhamentos. Experimente servir com legumes grelhados, frango desfiado ou até mesmo um ovo poché para uma refeição ainda mais completa.

Com essas dicas, você poderá personalizar esta receita de acordo com o seu gosto e criar uma experiência gastronômica única e deliciosa para compartilhar com amigos e familiares. Bom apetite!

Continua após a publicidade..

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de sêmola de milho (fubá para polenta)
  • 1,750 litro de água
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (chá) de sal

Cogumelos

  • 2 xícaras (chá) de cogumelos shiitake
  • 2 xícaras (chá) de shimeji
  • 2 xícaras (chá) de cogumelos-de-paris frescos
  • 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • ⅓ de xícara (chá) de vinho tinto seco
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo da Polenta com Cogumelos a Provençal

Polenta

  1. Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto.
  2. Quando começarem a subir as primeiras bolhas acrescente o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.
  3. Feche a panela e mantenha em fogo alto.
  4. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
  5. Enquanto isso, aproveite para preparar os cogumelos.
  6. Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela.
  7. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa – quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo, não se assuste, é assim mesmo e é só misturar.
  8. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado Prove e ajuste o sal.
  9. Transfira a polenta para uma travessa e cubra com os cogumelos refogados. Sirva a seguir.

Cogumelos

  1. Corte os cogumelos em 3 fatias grossas, caso estejam pequenos corte apenas ao meio.
  2. Leve uma frigideira grande ao fogo médio.
  3. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar.
  4. Junte os cogumelos, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por 2 minutos, até ficarem macios e levemente dourados.
  5. Desligue o fogo e misture a salsinha picada.
  6. Transfira para uma tigela e reserve enquanto finaliza a polenta.

Mais detalhes no vídeo…

Autora: Rita Lobo

Continua após a publicidade..

Instagram


Veja outras Receitas de Polenta

5/5 - (1 vote)
Compartilhe! a "Tia" Agradece.
publicidade



Usamos cookies para oferecer a melhor experiência possível em nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Aceitar